dra Maria Leticia – Coluna Elas por Elas
Já em outras oportunidades falamos sobre esta doenca, mas mesmo assim acho importante falar novamente pelas caracteristicas e a forma como ela tem se manifestado em grande parte das mulheres entre 15 e 45 anos.
Silenciosa, tem seu diagnóstico dificultado, principalmente porque os exames de imagem como ecografia e ressonâcia magnética não são de fácil acesso para a maioria da população brasileira.
Além disso, outro exame mais invasivo, chamado de videolaparoscopia, diagnostica é quase que inacessível para as mulheres de baixo poder aquisitivo.
Pior de tudo é que há um desconhecimento grande da doença, por parte tanto dos leigos quanto dos profissionais de saúde e hoje só 15% das pessoas com endometriose sabem que estão doentes. Doença que se inicia no útero pode comprometer todos os orgãos pélvicos e abdominais tem caráter progressivo e pode demorar até 10 anos para se manifestar clinicamente com lesões, tumores etc.
Esta semana me chamou atenção o lancamento de uma campanha que tem como madrinha a atriz Camila Pitanga e consiste na divulgação de um vídeo pela internet, na distribuição de panfletos e na execução de palestras em escolas e unidades de saúde.
Mas além destes esforços vejo necessário também uma facilitação de acesso ao diagnóstico, parte agora que cabe ao nosso sistema público de saúde.
Melhor cuidar disto antes que esta seja mais uma doença incapacitante para milhares de mulheres.
The post Endometriose appeared first on Portal Banda B.